5 motivos para contratar assessoria de contabilidade em condomínios

Uma das funções da assessoria de contabilidade é vistoriar as contas e os encargos sociais de um condomínio. A função de administrar a papelada é do síndico, mas o contador tem o papel de fazer um balancete do que entra e sai da receita do prédio, além de verificar pagamento de funcionário junto aos sindicatos e de organizar os documentos legais gerenciados pelo síndico.

Previsão

O profissional em contabilidade verifica quanto o prédio tem de lucro, ou seja, qual é a margem de receita que o edifício conseguiu acumular no fim do mês. Por outro lado, se houver um déficit no orçamento, o especialista irá apontar isso no balancete e será mais possível para o síndico e condomínios identificarem o rombo.

O que a gente faz é o controle das contas. O livro contábil, com entradas e saídas e parecer contábil com as contas do condomínio. Se houver algum erro além do normal, a contabilidade do condomínio será feito um controle nas contas. Fazemos também análise, auditoria e conciliação bancária.

Pagamento

Como qualquer órgão contratante, os encargos sociais não estão por fora dos gastos do condomínio. Na hora de pagar o salário dos funcionários, é preciso ficar em dia com o sindicato e com os direitos do trabalhador. “Mandamos o documento de forma legal com a folha de pagamentos, impostos e contracheque para o síndico. Fazemos essa análise junto aos valores do sindicato. Isso vai para o síndico e no mês seguinte volta para a contabilidade. Depois se faz um balancete”.

Transparência

O síndico é um representante dos condôminos, representa um cargo de liderança e geralmente foi eleito por um colegiado. É importante que ele possa mostrar para os moradores que as contas estão em dia e que ele próprio está quite com os encargos. É a assessoria contábil quem vistoria também o trabalho do síndico.

“O balancete mensal do condomínio serve para que o síndico preste contas e mostre um documento na reunião mensal com os condôminos. O balancete mostra quem pagou e quem não pagou a mensalidade do condomínio e serve também para ver se o síndico prestou algum serviço errado”. Fazemos também análise, auditoria e conciliação bancária.

Organização

Além da vistoria e revisão das contas do prédio, a contabilidade é competente em organizar as contas. O que a gente faz é o controle das contas. O livro contábil, com entradas e saídas e parecer contábil com as contas do condomínio. Se houver algum erro além do normal, a contabilidade do condomínio será feito um controle nas contas. Fazemos também análise, auditoria e conciliação bancária.

Confiança

A hora de contratar a empresa que verifica as contas da sua moradia é decisiva. A Soberana Imóveis é especialista em contabilidade e já atua na área há mais de 40 anos. A empresa realiza assessoria de contabilidade em grandes condomínios.



Deixe uma resposta